ico Orçamento por Whatsapp

Um olhar sobre a Psicanálise

A psicanálise é uma teoria sobre o funcionamento da mente humana, um método de investigação do inconsciente. É uma prática clínica voltada para o tratamento do sofrimento psíquico. Como já é sabido popularmente, ela foi criada por Sigmund Freud no final do século XIX, a psicanálise propõe que grande parte dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos são determinados por conteúdos inconscientes que são as experiências, desejos, fantasias e memórias que foram reprimidas, mas continuam influenciando nossa vida cotidiana. Essas influências que se fixam como grandes angústias insistentes ou doenças, quando não tratados e analisados.


A psicanálise não se concentra apenas nos sintomas, mas busca compreender o sujeito em sua singularidade. O método clínico psicanalítico se baseia na "associação livre", que é a regra fundamental onde o analisante é encorajado a falar tudo o que vem à sua mente, sem censura, julgamentos por parte do analista. A partir disso e da relação transferencial, o analista busca interpretar os significados por trás das palavras, dos sonhos, dos atos falhos e dos sintomas, revelando os conflitos inconscientes que os sustentam. Ainda poderá como a partir da teoria lacaniana: escutar o que há entre os siginificantes.


A Psicanálise é um tratamento, um processo que escuta a subjetividades do ser humano. É em um setting analítico que o sujeito, poderá apresentar, falar sobre seu sofrimento, mesmo que não saiba exatamente do que sofre. Poderá se tornar consciente, paulatinamente, dos seus desejos e traumas pela livre associação e, de alguma maneira, fazer as pazes com eles para poder seguir adiante com novos significados para sua vida. No espaço analítico, o sujeito em análise estará em um ambiente de escuta, acolhimento, amorosidade e muito trabalho.

Dito isso, é importante lembrarmos que: os conflitos entre instâncias psíquicas como o id (pulsões e desejos), o ego (a parte consciente, que tenta lidar com a realidade) e o superego (instância moral e crítica) marcam a estrutura da vida psíquica. Quando esses conflitos se tornam intensos demais, podem se manifestar como sintomas neuróticos, angústias ou outros tipos de sofrimento. Ao longo do século XX, a psicanálise criada por Freud se desenvolveu e ramificou em diversas correntes, com contribuições de autores como Jacques Lacan, Melanie Klein, Donald Winnicott, entre outros. Todos mantiveram como eixo central a investigação do inconsciente e a escuta clínica cuidadosa da subjetividade do analisante.

A psicanálise não tem como objetivo "curar" no sentido tradicional, mas sim possibilitar que o sujeito se reconcilie com seus desejos. O analista irá manejar para que a pessoa encontre seu sujeito desejante. Assim, o analisante poderá encontrar novas formas de lidar com seu sofrimento e transformá-lo. É, portanto, um processo que exige tempo, escuta, interpretação e compromisso com a verdade subjetiva a partir da ética da psicanálise ou como ainda posiciona Lacan: a ética do sujeito.

Agendamento por WhatsApp.